Acompanho a ABLAO desde o início, tive a oportunidade de participar da sua fundação, há aproximadamente 8 anos, e ser orientador de diversas diretorias, assim como mentor da atual. É impressionante que mesmo com o passar do tempo, continuo me surpreendendo.
A ABLAO preencheu um espaço que existia entre o aluno da graduação e a oftalmologia. Por meio dela se desenvolveu de forma natural e independente, uma oportunidade de se aprender mais sobre a especialidade. O seu surgimento sempre teve o propósito de inclusão, agregando alunos e ligas de oftalmologia, formando atualmente a maior rede de contatos entre alunos para trocar experiências. Hoje são mais de 100 ligas acadêmicas cadastradas em todo o Brasil, o que confere a ABLAO a maior representatividade e relevância nesse segmento.
Toda sua organização é desenvolvida pelos alunos, nas suas sucessivas diretorias, resultado de um trabalho moldado sempre com integridade e muito esforço. Os encargos dos alunos e os méritos são valorizados independente de amizades, parentescos ou interesses comerciais pessoais, o que nos permitem imaginar a base para uma grande mudança no futuro da oftalmologia nacional.
Dentre as diversas atividades que são realizadas, destaco as educacionais, por meio de simpósios próprios e inserções nos principais congressos nacionais e internacionais de oftalmologia. Outra ação importante desempenhada pela ABLAO é o auxilio administrativo voltado para assistência e formação de novas ligas acadêmicas.
Nessas breves palavras, finalizo que como professor, sempre aprendo muito com todos os alunos, procuro estar disponível e ajudar no que for possível. Tenho enorme respeito, orgulho e me sinto feliz de poder participar disso tudo.
O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar.
Ernest Renan